Mistério no espaço: Anéis de Saturno estão desaparecendo, revela estudo

GUO


Anéis Gelados de Saturno Podem Desaparecer em Poucas Centenas de Milhões de Anos, Revela Nova Pesquisa

Astrônomos estão intrigados com a possibilidade de que os icônicos anéis gelados de Saturno possam desaparecer em um futuro distante, segundo uma nova pesquisa baseada em dados capturados pela missão Cassini da NASA, que orbitou o gigante gasoso entre 2004 e 2017. As descobertas, compartilhadas em três estudos publicados em maio, revelam novas informações sobre a idade e a provável existência dos anéis por apenas algumas centenas de milhões de anos.

A origem e idade dos anéis de Saturno têm sido motivo de debate entre cientistas há muito tempo. Alguns astrônomos sugeriram que esses anéis brilhantes e gelados são relativamente jovens, pois não foram erodidos nem escurecidos ao longo de bilhões de anos por interações com meteoroides.

Uma análise dos dados da Cassini levou a uma nova descoberta, publicada em 15 de maio na revista "Icarus", que fortalece a teoria de que os anéis surgiram muito depois da formação inicial de Saturno. Estudos adicionais publicados em 12 de maio na "Science Advances" e em 15 de maio na "Icarus" chegaram a conclusões semelhantes.

Os pesquisadores concluíram que os anéis de Saturno são relativamente jovens em termos astronômicos, com apenas algumas centenas de milhões de anos de idade. Isso sugere que algo dramático aconteceu para formar sua estrutura incrível. Acredita-se que os anéis ainda estivessem em formação quando os dinossauros vagavam pela Terra.

continue lendo...


#buttons=(Accept !) #days=(20)

Our website uses cookies to enhance your experience. Check Now
Accept !