Cientistas Descobrem a Causa do Misterioso Buraco Gravitacional no Oceano Índico

GUO

Cientistas Solucionam Mistério do Buraco Gravitacional no Oceano Índico após Décadas de Pesquisa

 Estudo revela que movimentação das placas tectônicas é a causa da anomalia gravitacional

Após décadas de questionamentos, o mistério do buraco gravitacional no Oceano Índico parece ter sido finalmente resolvido. A Baixa Geoidal do Oceano Índico (IOGL), uma região com área de aproximadamente 3 milhões de quilômetros quadrados, localizada a 1.200 quilômetros do sudoeste da Índia, intrigava os cientistas há muitos anos devido à sua baixa atração gravitacional. No entanto, recentemente, dois geocientistas do Indian Institute of Science apresentaram uma teoria reveladora que sugere que a anomalia é resultado do movimento das placas tectônicas.

Há tempos sabemos que a Terra não é uma esfera perfeita, mas sim um geoide, uma forma achatada e imperfeita que é afetada pelas diversas densidades de metais e rochas em sua composição. Essas diferenças de densidade têm um impacto significativo na atuação da força de atração gravitacional do planeta.

Apesar desse conhecimento, o buraco gravitacional no Oceano Índico permanecia um enigma intrigante. Por que a atração gravitacional ali era tão mais baixa do que em outras regiões do mundo? O que causava essa anomalia negativa que aparentemente fazia o nível do mar ficar abaixo do nível do mar?

A resposta para o mistério pode ter sido encontrada através de um estudo realizado pelos geocientistas Debanjan Pal e Attreyee Ghosh. Utilizando sismógrafos para medir as ondas sísmicas no fundo do mar e satélites em órbita da Terra, eles coletaram informações para recriar modelos de movimentação das placas tectônicas ao longo dos últimos 140 milhões de anos.

continue lendo...


#buttons=(Accept !) #days=(20)

Our website uses cookies to enhance your experience. Check Now
Accept !